Inicio 2019

Arquivos

Manuel de Arriaga

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1840–07–08 — ✝1917–03–05

Manuel de Arriaga foi mais que o Primeiro Presidente da República Portuguesa Constitucional, foi a pessoa que definiu o que seria um Presidente da República em Portugal. Reputado advogado e paramentar português, conhecido pelo seu poder de Oratória, foi eleito em 1911 para ser o Primeiro Presidente da República.
Haveria de abdicar, forçadamente, para Teófilo Braga em 1915.


Ler mais

Teófilo Braga

Ensaísta, Filósofo, Poeta, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1843–02–24 — ✝1924–01–28

Teófilo Braga foi um dos maiores nomes do pensamento Português do fim do século XIX e inicio do Século XX enquanto poeta, sociólogo, filósofo e ensaísta. Mas é mais conhecido por ser o primeiro chefe de governo e estado da República Portuguesa, de forma temporária, e depois o segundo Presidente da República Constitucional.


Ler mais

Bernardino Machado

Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1851–03–28 — ✝1944–04–29

Bernardino Machado foi um dos políticos mais constantes políticos do fim da Monarquia Constitucional Portuguesa e Primeira República. Inicia a sua vida política com o alto patrocínio de Fontes Pereira de Melo, mas atinge o seu grande destaque na Primeira República. Nesta foi Presidente por duas vezes, sendo o último Presidente da Primeira República.


Ler mais

Manuel Teixeira Gomes

Escritor, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1860–05–27 — ✝1941–10–18

Manuel Teixeira Gomes aproveitou a riqueza da sua família para se dividir durante muitos anos entre a boémia e as artes e letras onde fez amizades com os grandes do seu tempo. Republicano convicto adere à política após a revolução de 5 de Outubro de 1910, chegando a ser eleito Presidente da República em 1923. Foi o 7º Presidente da República Portuguesa, cargo que abandona dois anos depois com a desculpa de se querer dedicar a cem por cento à literatura.


Ler mais

João do Canto e Castro

Militar, Presidente da República Portuguesa
🎂1862–05–19 — ✝1934–03–14

João do Canto e Castro foi um Presidente da República que sucedeu a Sidónio Pais após o seu assassinato. Apesar de ter ocupado esse cargo era um monárquico convicto, mas mesmo assim reprimiu as revoltas monárquicas de Paiva Couceiro ocorridas no seu mandato.


Ler mais

Manuel Gomes da Costa

Marechal de Portugal, Presidente da República Portuguesa, Presidente do Ministério
🎂1863–01–14 — ✝1929–12–17

Marechal Manuel Gomes da Costa foi um condecorado militar Português do fim da Monarquia e Primeira República. Aí também começou como político e foi um dos líderes do golpe militar de 28 de Maio de 1926. Sucedeu na chefia do país pós golpe, tanto como Presidente da República como Presidente do Ministério, a Mendes Cabeçadas, mas por menos de um mês sendo derrubado por golpe de Sinel de Cordes e Óscar Carmona.


Ler mais

António José de Almeida

Médico, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1866–07–17 — ✝1929–10–31

António José de Almeida foi o único Presidente da 1ª República Portuguesa que cumpriu integralmente o mandato para o qual foi eleito. Republicano fervoroso e um dos políticos que mais tentou os consensos e a estabilidade num período em que muitos só queriam as cisões. Foi também quem inventou o conceito das Visitas de Estado na sua forma moderna.


Ler mais

Óscar Carmona

Marechal de Portugal, Militar, Político, Presidente da República Portuguesa, Presidente do Ministério
🎂1869–11–24 — ✝1951–04–18

Marechal Óscar Carmona é o grande vencedor entre os militares que fizeram o golpe de 28 de Maio de 1926. Assumiu ainda em 1926 a Presidência da República que só deixaria quase 25 anos depois com a sua morte em 1951. Foi inicialmente o grande protector de Oliveira Salazar no Governo, sendo que depois viu retribuído sempre a lealdade deste durante toda a Ditadura do Estado Novo.


Ler mais

Sidónio Pais

Militar, Presidente da República Portuguesa
🎂1872–05–01 — ✝1918–12–14

Sidónio Pais, o Presidente Rei como lhe chamou Fernando Pessoa, foi um dos mais importantes políticos Portugueses da Primeira República. Revoltou-se contra o caos do sistema parlamentar e forçou um sistema com eleições universais e um regime presidencialista que chefiou até ao seu assassinato.


Ler mais

José Mendes Cabeçadas

Militar, Presidente da República Portuguesa, Presidente do Ministério
🎂1883–09–19 — ✝1965–06–11

José Mendes Cabeçadas por duas vezes pegou em armas contra o poder instituído em Portugal. Em primeiro a 5 de Outubro de 1910 pela República, e em 28 de Maio de 1926 para terminar aquela República que tinha ajudado a criar. Tornou-se aí Presidente da República, e Presidente do Ministério, mas por menos de um mês sendo afastado por ainda acreditar na democracia. Durante o resto da sua vida ficou na oposição a Oliveira Salazar e ao seu regime.


Ler mais

António de Oliveira Salazar

Político, Presidente da República Portuguesa, Presidente do Conselho
🎂1889–04–28 — ✝1970–07–27

António de Oliveira Salazar é dos personagens mais incontornáveis do Século XX Português, senão o mais incontornável. Pegou num país destruído económica e socialmente e com mão de ferro durante 36 anos governou-o de forma absoluta e ditatorial moldando-o à sua imagem de austeridade e organização. Uma figura complexa mas que marcou mais Portugal no Século XX que qualquer outro.


Ler mais

Francisco Craveiro Lopes

Marechal de Portugal, Militar, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1894–04–12 — ✝1964–09–02

Marechal Francisco Craveiro Lopes fica na história como o Presidente da República que sucedeu a Óscar Carmona no Estado Novo mas na realidade foi bem mais que isso. Herói de Guerra na Primeira Guerra Mundial em Moçambique, pioneiro da aeronáutica Portuguesa e um pensador pela própria cabeça. Tanto o foi que por ter uma relação fria e distante de António Oliveira Salazar acabou por não ser reconduzido para um segundo mandato, tendo mesmo chegado a ter contactos com a oposição ao regime.


Ler mais

Américo Thomaz

Militar, Presidente da República Portuguesa
🎂1894–11–19 — ✝1987–09–18

Américo Thomaz foi acima de tudo o Presidente da República perfeito para António Oliveira Salazar. Dedicado a ser uma figura representativa foi mais presente em inaugurações do que em politica activa, valendo-lhe mesmo a alcunha de “Corta-Fitas”, permitindo a Salazar governar como bem entendia. No entanto nem sempre foi sempre uma figura apenas sendo reconhecido pela sua intervenção activa na reformulação da Marinha portuguesa, especialmente a mercante.


Ler mais

Francisco da Costa Gomes

Marechal de Portugal, Militar, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1914–06–30 — ✝2001–07–31

Marechal Francisco da Costa Gomes foi um dos mais importantes militares da Guerra Colonial e que com uma abordagem de promoção das melhorias da vida da população local asfixiou as guerrilhas. Chamado à Presidência da República após o afastamento do Marechal Spínola esteve à frente do Estado até à primeira eleição democrática do novo Regime. Foi por isso o Presidente de quase todo o PREC e uma das figuras chave que evitou a guerra civil no 25 de Novembro.


Ler mais

Mário Soares

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa, Primeiro Ministro de Portugal
🎂1924–12–07 — ✝2017–01–07

Mário Soares foi um advogado da resistência ao Estado Novo, um resistente ele mesmo, mas ficará para sempre ligado ao pós 25 de Abril e a sua transição para uma Democracia estável. Primeiro Ministro e Presidente de República em momentos chave, é provavelmente a figura politica mais importante em Portugal no ultimo quartel do século XX.


Ler mais

Aníbal Cavaco Silva

Economista, Político, Presidente da República Portuguesa, Primeiro Ministro de Portugal
🎂1939–07–15 — ✝––

Aníbal Cavaco Silva enquanto Primeiro Ministro de Portugal aproveitou a entrada de Portugal na CEE, actual União Europeia, para dar um salto nas infraestruturas do país e cortar com o passado do Estado Novo e PREC com os fundos disponíveis. Foi posteriormente Presidente da República durante dois mandatos, após ter falhado uma primeira eleição frente a Jorge Sampaio.


Ler mais

Jorge Sampaio

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1939–09–18 — ✝––

Jorge Sampaio foi o terceiro Presidente da República eleito no actual regime democrático. Antes disso tinha sido Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e opositor ao regime do Estado Novo desde o início dos anos 60. Foi também um reputado advogado e líder estudantil.


Ler mais

Marcelo Rebelo de Sousa

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
🎂1948–12–12 — ✝––

Marcelo Rebelo de Sousa será sempre reconhecido como um grande comunicador. O actual Presidente da República Portuguesa ocupa agora o seu primeiro grande cargo eleito mas é desde o inicio da democracia um dos políticos e comentadores mais conhecidos da nossa praça. Também um professor de Direito altamente reconhecido e reputado.


Ler mais