Efemérides Março

Nascimento Óbito
Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira
Militar, Nobre de Portugal, Político
1784 –03 –03 1830 –03 –07

Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira, 1.º marquês de Chaves e 2.º conde de Amarante, foi um Nobre e Militar Português do inicio do Século XIX. Distinguiu-se primeiramente nas Guerras Peninsulares defendendo o país durante as Invasões Francesas. Após estas continuou no entanto um Absolutista convicto, renegando várias vezes a Constituição Liberal e pegando em armas contra ela em várias revoltas. Com a chegada ao poder de D. Miguel foi dos homens fortes deste e colocado no seu Conselho.

Adelino da Palma Carlos Adelino da Palma Carlos
Advogado, Político, Primeiro Ministro de Portugal
1905 –03 –03 1992 –10 –25

Adelino da Palma Carlos ficará na história como o Primeiro Primeiro Ministro do Pós-25 de Abril, tendo chefiado o primeiro governo após a queda do Estado Novo. No entanto este reconhecido Maçon, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, foi um destacado advogado tendo chegado mesmo a liderar a Ordem dos Advogados. Foi na condição de advogado que por diversas vezes defendeu opositores do regime Salazarista, tornando-o uma personalidade reconhecida e respeitada tanto pela esquerda como pela direita.

Infante D. Henrique Infante D. Henrique
Duque de Viseu, Infante de Portugal, Militar, Nobre de Portugal
1394 –03 –04 1460 –11 –13

Infante D. Henrique é provavelmente dos primeiros nomes que se fala quando se fala em grandes portugueses, ou na história de Portugal ou do Mundo. A exploração marítima, que impulsionou, financiou e geriu, durante grande parte da sua vida tornou-o na figura de proa da expansão portuguesa, e europeia, começada no século XV. Mas foi também um líder politico e militar de grande gabarito, e um gestor admirável.

Manuel de Arriaga Manuel de Arriaga
Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
1840 –07 –08 1917 –03 –05

Manuel de Arriaga foi mais que o Primeiro Presidente da República Portuguesa Constitucional, foi a pessoa que definiu o que seria um Presidente da República em Portugal. Reputado advogado e paramentar português, conhecido pelo seu poder de Oratória, foi eleito em 1911 para ser o Primeiro Presidente da República.
Haveria de abdicar, forçadamente, para Teófilo Braga em 1915.

D. Sancho I D. Sancho I
Rei de Portugal
1154 –11 –11 1211 –3 –26

Se a D. Afonso Henriques devemos a criação de Portugal, a D. Sancho I, seu filho, devemos em muito a sua estruturação. Cognominado de O Povoador criou cidades, organizou regiões, e soube desenvolver o país de forma a prepará-lo para as próximas etapas.

Mário Firmino Miguel Mário Firmino Miguel
Militar, Político
1932 –03 –11 1991 –02 –09

General Mário Firmino Miguel foi um dos homens chave no PREC, sendo uma das figuras chave no processo de transição democrático. Militar de carreira brilhante, foi a escolha do General Spínola para primeiro Ministro da Defesa e Forças Armadas nos primeiros governos provisórios dos pós 25 de Abril. Cargo que depois viria a ocupar nos primeiros governos Constitucionais chefiados por Mário Soares.
Faleceu com apenas 58 anos, num acidente de viação enquanto era o Chefe de Estado Maior do Exército, quando era ainda uma figura politica de relevo, e potencial candidato a uma futura eleição Presidencial.

D. João VI D. João VI
Rei de Portugal
1767 –05 –13 1826 –03 –10

D. João VI esteve 34 anos à frende de Portugal numa altura de Guerra e torbulência, mas apenas 10 como Rei, sendo Regente de sua Mãe D. Maria I nos outros 24. Personalidade ainda hoje muito discutida entre um visionário e estratega ou cobarde.

D. Filipe II D. Filipe II
Rei de Portugal
1578 –04 –14 1621 –03 –31

D. Filipe II de Portugal, D. Filipe III de Espanha, foi um Rei que herdou um enorme Império, o maior que o mundo viu, mas que nunca passou de um monarca fraco e pouco capaz que ainda por cima confiou demasiado poder ao corrupto Duque de Lerma D. Francisco Gómez de Sandoval.

D. Maria I D. Maria I
Rei de Portugal
1734 –12 –17 1816 –03 –20

D. Maria I foi a primeira Rainha titular de Portugal, e ficará para sempre conhecida pelo cognome de A Louca. A sua doença mental fez com que durante grande parte do seu extenso reinado fosse o filho D. João VI a assumir na realidade o poder.

Ana de Castro Osório Ana de Castro Osório
Escritor, Jornalista, Político
1872 –06 –18 1935 –03 –23

Ana de Castro Osório pode ser mais facilmente descrita como escritora. Foi uma das mais profícuas escritoras portuguesas do início do Século XX, com uma enorme obra ligada tanto à educação como há literatura infantil. Mas a sua acção politica e social, tanto no âmbito politico puro como jornalismo, fazem dela uma das mais influentes mulheres do inicio desse século, com uma actuação republicana e feminista chave para o período em Portugal.

João Frederico Ludovice João Frederico Ludovice
Arquitecto, Ourives
1673 –03 –19 1752 –01 –18

João Frederico Ludovice, nascido Johann Friedrich Ludwig, foi um ourives e arquitecto Português nascido na Suábia em 1673. Ficou famoso por ser o arquitecto do Palácio Nacional de Mafra, entre outras obras.

João do Canto e Castro João do Canto e Castro
Militar, Presidente da República Portuguesa
1862 –05 –19 1934 –03 –14

João do Canto e Castro foi um Presidente da República que sucedeu a Sidónio Pais após o seu assassinato. Apesar de ter ocupado esse cargo era um monárquico convicto, mas mesmo assim reprimiu as revoltas monárquicas de Paiva Couceiro ocorridas no seu mandato.

D. António Prior do Crato D. António Prior do Crato
Nobre de Portugal
1531 –03 –20 1595 –08 –26

D. António de Avis, também conhecido por D. António I de Portugal, Prior do Crato, foi um neto ilegítimo de D. Manuel I que tentou manter a independência Portuguesa frente aos Filipes de Espanha. Perdeu a guerra e não é contado na lista dos Reis de Portugal pela maioria das fontes oficiais.

D. Luís Filipe D. Luís Filipe
Infante de Portugal
1887 –03 –21 1908 –02 –01

D. Luís Filipe era à data do seu assassinato o Principe Herdeiro de Portugal. Veio a falecer apenas vinte minutos após o seu pai D. Carlos, vitima do mesmo crime.

D. Afonso II D. Afonso II
Rei de Portugal
1185 –4 –23 1223 –3 –25

Com o cognome nada simpático de O Gordo, D. Afonso II seguiu a politica organizativa de seu pai D. Sancho I criando as primeiras leis escritas de Portugal e tentou controlar um pouco os previlégios concedidos à Igreja, algo que lhe valeu a excomunhão.

Bernardino Machado Bernardino Machado
Político, Presidente da República Portuguesa
1851 –03 –28 1944 –04 –29

Bernardino Machado foi um dos políticos mais constantes políticos do fim da Monarquia Constitucional Portuguesa e Primeira República. Inicia a sua vida política com o alto patrocínio de Fontes Pereira de Melo, mas atinge o seu grande destaque na Primeira República. Nesta foi Presidente por duas vezes, sendo o último Presidente da Primeira República.

D. Filipa de Lencastre D. Filipa de Lencastre
Rainha de Portugal
1360 –03 –31 1415 –07 –19

Filipa de Lencastre, Rainha de Portugal, filha do poderoso Principe Inglês John of Gant, fundador da casa de Lencastre, e uma das mulheres mais relevantes da história de Portugal. Mulher de D. João I, sua companheira e conselheira, e mãe e educadora da Ínclicita Geração. Uma mulher fenomenal e decisiva na história Portuguesa.