Inicio 2019

Arquivos

Manuel de Arriaga

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
?1840–07–08 — ✝1917–03–05

Manuel de Arriaga foi mais que o Primeiro Presidente da República Portuguesa Constitucional, foi a pessoa que definiu o que seria um Presidente da República em Portugal. Reputado advogado e paramentar português, conhecido pelo seu poder de Oratória, foi eleito em 1911 para ser o Primeiro Presidente da República.
Haveria de abdicar, forçadamente, para Teófilo Braga em 1915.


Ler mais

Ernesto Hintze Ribeiro

Advogado, Político, Presidente do Conselho de Ministros
?1849–11–07 — ✝1907–08–01

Ernesto Hintze Ribeiro, sucedendo ao poderoso Fontes Pereira de Melo na frente do Partido Regenerador, foi um dos políticos mais relevantes do último período da Monarquia Constitutional Portuguesa chegando a chefiar o Governo, como Presidente do Conselho de Ministros, por três ocasiões.


Ler mais

Adelino da Palma Carlos

Advogado, Político, Primeiro Ministro de Portugal
?1905–03–03 — ✝1992–10–25

Adelino da Palma Carlos ficará na história como o Primeiro Primeiro Ministro do Pós-25 de Abril, tendo chefiado o primeiro governo após a queda do Estado Novo. No entanto este reconhecido Maçon, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, foi um destacado advogado tendo chegado mesmo a liderar a Ordem dos Advogados. Foi na condição de advogado que por diversas vezes defendeu opositores do regime Salazarista, tornando-o uma personalidade reconhecida e respeitada tanto pela esquerda como pela direita.


Ler mais

Mário Soares

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa, Primeiro Ministro de Portugal
?1924–12–07 — ✝2017–01–07

Mário Soares foi um advogado da resistência ao Estado Novo, um resistente ele mesmo, mas ficará para sempre ligado ao pós 25 de Abril e a sua transição para uma Democracia estável. Primeiro Ministro e Presidente de República em momentos chave, é provavelmente a figura politica mais importante em Portugal no ultimo quartel do século XX.


Ler mais

Jorge Sampaio

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
?1939–09–18 — ✝2021–09–10

Jorge Sampaio foi o terceiro Presidente da República eleito no actual regime democrático. Antes disso tinha sido Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e opositor ao regime do Estado Novo desde o início dos anos 60. Foi também um reputado advogado e líder estudantil.


Ler mais

Marcelo Rebelo de Sousa

Advogado, Político, Presidente da República Portuguesa
?1948–12–12 — ✝––

Marcelo Rebelo de Sousa será sempre reconhecido como um grande comunicador. O actual Presidente da República Portuguesa ocupa agora o seu primeiro grande cargo eleito mas é desde o inicio da democracia um dos políticos e comentadores mais conhecidos da nossa praça. Também um professor de Direito altamente reconhecido e reputado.


Ler mais