Inicio Comida Os Cinco tipos de Pão mais relevantes de Portugal

Os Cinco tipos de Pão mais relevantes de Portugal

1
Os Cinco tipos de Pão mais relevantes de Portugal

Portugal é um país onde o Pão é uma presença constante na vida e cultura. Quem não se recorda da voz de Amália Rodrigues onde diz que numa casa Portuguesa existe Pão e Vinho sobre a mesa.

Mas mesmo numa época onde o consumismo desenfreado marcou e muito o nosso crescimento o pão tradicional nunca parou de ser relevante. E cada dia mais se nota os eu ressurgimento.

Como é complicado dizer que este Pão é o melhor, ou o outro, sob o risco de uma afronta regional, ficam aqui os cinco tipos de Pão mais relevantes do país. Ordenados apenas de Norte a Sul.

Broa de Avintes

Broa de Avintes
Broa de Avintes – Imagem RTP

Originária de Avintes, Vila Nova de Gaia, esta broa é um pão diferente do usual. Feito de centeio e milho tem uma cor escura, uma densidade muito alta, e um sabor forte.

Acompanha tradicionalmente as refeições a norte, sendo que historicamente é um grande acompanhamento a uma boa chouriça ou linguiça.

Broa de Milho

Broa de MIlho
Broa de Milho – Imagem Associação Comercial de Braga

A broa de milho é um constante ao longo de todo o país, com origem no Norte do mesmo. Feita de milho, como o nome indica, tem um interior macia, se bem que muito denso, e uma crosta bastante rasgada.

E é claramente uma das imagens do país, ver uma sardinha assada em cima de uma fatia de broa. Se bem que para um Serrano a junção do toque meio adocicado da broa ao sabor intenso de um Queijo da Serra será sempre a tradição.

Pão de Mafra

Pão de Mafra
Pão de Mafra – Foto Guia da Cidade

A crosta crocante, e o interior leve, branco e saboroso são a imagem de marca do Pão de Mafra. Um dos pães mais versáteis desta lista, que acaba por ser um tradicional pão de cada dia.

Feito de farinha de trigo e centeio, e muita água, ganhou a sua fama ao ser vendido pelos Saloios que o produziam e depois vendiam em Lisboa.

Pão Alentejano

Pão Alentejano
Pão Alentejano – Imagem Turismo do Alentejo

Pão feito apenas de trigo, muito tradicional das searas Aletejanas, e conhecido pelo seu formato peculiar e consistência forte.

Sendo um pão também de consumo diário junta a isso uma enorme presença na culinária alentejana. Quem pensa na comida alentejana sem vir logo à memória uma açorda?

Bolo do Caco

Bolo do Caco - Imagem RTP
Bolo do Caco – Imagem RTP

Da Madeira chega o Bolo do Caco. Um pão peculiar, até mais parecido com os do médio oriente e norte de África, tem a particularidade de não ser feito no forno mas sim numa telha quente ou chapa.

Toda a gente que já visitou o arquipélago tem na memória o sabor desta iguaria apenas barrada com manteiga e alho. Mas claro, que num tradicional prego trás também boas memórias.

Nota – Apenas foram seleccionados os pães salgados e não compostos para este artigo. Daí a falta de pães doces como a Regueifa, ou compostos como a Bola.

Quiz para descobrir o teu tipo de pão
Clica na imagem para fazer o teste para ver qual o teu tipo de pão de Portugal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.