Amália Rodrigues – A Rainha do Fado

0
506
Amália Rodrigues
Desenho de Amália, numa rua em Lisboa assinado por JEF Aerossol

Se tivesse de pedir a alguém em qualquer parte do mundo qual a voz do Fado a resposta provavelmente que teria seria: Amália Rodrigues.

Nascida em Lisboa a um de Julho de 1920, se bem que como tantas vezes nesse tempo acontecia registada uns dias mais tarde, teve uma infância comum na Lisboa desse tempo.

Entre a escola, que só entrou tarde e não pode concluir, e trabalhados vários desde bordadeira a embrulhadora de bolos, Amália Rodrigues era uma criança alfacinha do seu tempo.

O que não era normal nela era a voz. A voz que foi descoberta em Lisboa a cantar o seu Fado. E depressa passou à popular revista à Portuguesa e ao Cinema tal era o seu talento e capacidade de inovar.

Foi isso que a permitiu cantar e deslumbrar em Portugal e no Rio de Janeiro. Mas também em Madrid, Paris, Nova Iorque e até ao Japão. Misturando o Fado ao Flamenco, e na realidade a qualquer coisa que pudesse cantar.

Faleceu a 6 de Outubro de 1999, mas podemos dizer que nunca morrerá. A sua voz continua viva entre nós, e abaixo ficam alguns bons exemplos disso mesmo.

Amália Rodrigues, Rainha do Fado e voz de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.