Humberto Delgado

Humberto Delgado, conhecido como General Sem Medo, foi um militar e politico português que ficará para sempre na história como se tendo opor ao regime de Salazar, primeiro via eleitoral e depois tentando uma revolta armada. Isto depois de ter começado a carreira dentro do regime tendo até sido dos maiores responsáveis pela aeronáutica do Estado Novo. Acabou por ser assassinado pela PIDE em Olivença.

Citações

Obviamente demito-o!

Aquando a candidatura à Presidencia da Républica de Humberto Delgado foi interpelado com a questão “Senhor general, se for eleito Presidente da República, que fará do senhor Presidente do conselho?”. Esta foi a resposta que deu, e que definiu o seu corte completo e total com o regime do Estado Novo.

Humberto Delgado

Militar, Político

O ex-cabo, ex-pintor, o homem que não nasceu em leito de renda amolecedor, passará à História como uma revelação genial das possibilidades humanas no campo político, diplomático, social, civil e militar, quando à vontade de um ideal se junta a audácia, a valentia, a virilidade numa palavra.

Texto de Humberto Delgado para a revista Revista AR, Nº 44, p.2 Junho de 1941. De notar que nesta fase ainda era um dos homens fortes do regime de Salazar e um dos seus militares de maior confiança, e visto como um possível importante politico do regime.

Humberto Delgado

Militar, Político

Dados Biográficos

Nasceu a 1906–05–15
em Alcobaça, Portugal

Faleceu a 1965–02–13
em OlivençaEspanha

Militar, Político

REDES SOCIAIS

1,071FansCurti
122SeguidoresSeguir
17SeguidoresSeguir