18 de Abril – Efemérides Of Portugal

0
301

Eventos

1961– É fundada em Casablanca a CONCP, organização de agregação dos movimentos independistas das várias Colónias Portuguesas, criada no contexto da Guerra Colonial.

Nascimentos

1842Antero de Quental, escritor e poeta, muito activo também no campo político. As suas intervenções na Questão Coimbrã, e a militância na Geração de 70 tornam-no um dos nomes marcantes da época. Foi também um republicano activo, sendo um dos fundadores do Partido Socialista Português, que viria a extinguir-se em 1933.

1901Bento de Jesus Caraça, matemático de enorme valor, e com grande carreira académica, acabada abruptamente pela sua luta anti-Estado Novo. Era também um dos membros de maior relevo do Partido Comunista Português na clandestinidade até falecer.

1943 – Adelino Amaro da Costa, engenheiro e político português. Viria a falecer aos 37 anos no Atentado de Camarate, enquanto Ministro da Defesa, sendo que muito se especula que fosse ele o principal alvo do atentado que também viria a vitimar Sá Carneiro.

Falecimentos

1951 — Marechal Óscar Carmona, 11º Presidente da República Portuguesa, militar e maçon assumido. Foi durante a Primeira República encarregado por esta de reestruturar o exército, entre muitos outros cargos ao longo da sua vida. Foi um dos lideres do Golpe Militar de 28 de Maio de 1926, que viria a impor a ditadura militar que mais tarde evoluiria para o Estado Novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.