Home 2020

Archives

Ana de Castro Osório

Escritor, Jornalista, Político
?1872–06–18 — ✝1935–03–23

Ana de Castro Osório pode ser mais facilmente descrita como escritora. Foi uma das mais profícuas escritoras portuguesas do início do Século XX, com uma enorme obra ligada tanto à educação como há literatura infantil. Mas a sua acção politica e social, tanto no âmbito politico puro como jornalismo, fazem dela uma das mais influentes mulheres do inicio desse século, com uma actuação republicana e feminista chave para o período em Portugal.


Ler mais

Jaime Cortesão

Escritor, Jornalista, Militar, Médico, Político
?1884–04–29 — ✝1960–08–14

Jaime Cortesão começou a sua vida académica, e profissional, como médico, e foi como médico que se tornou militar voluntariamente para combater na Flandres na Primeira Guerra Mundial. Mais tarde é na politica e no ensino e escrita da História dos Descobrimentos Portugueses que ganha enorme fama.


Ler mais

José Domingues dos Santos

Jornalista, Político, Presidente do Ministério
?1885–08–05 — ✝1958–08–16

José Domingues dos Santos foi um político importante da esquerda Portuguesa no fim da Primeira República onde chegou a desempenhar, entre vários cargos, o de Presidente de Ministério num governo chamado de A Canhota. Acabou por tentar fazer uma contra revolta após a revolução de 28 de Maio e foi exilado em França.


Ler mais

Florbela Espanca

Jornalista, Poeta
?1894–12–08 — ✝1930–12–08
Florbela Espanca, que tinha como nome de baptismo Flor Bela Lobo, mas que se resolveu chamar toda a vida Florbela d’Alma da Conceição Espanca, foi uma enorme poetisa Portuguesa, e uma das primeiras verdadeiras vozes femininas e feministas Portuguesas, isto mesmo tendo apenas vivido 36 anos. Uma mulher invulgar a todos os níveis, nascida fora [...]
Ler mais