Batalha de Aljubarrota

A Batalha de Aljubarrota é um dos maiores feitos da história militar Portuguesa, e um dos momentos pivotais na história de Portugal. Travada ao fim da tarde de 14 de Agosto de 1385 em Calvaria de Cima, perto da actual vila da Batalha, que deve a este evento o seu nome, foi o momento final da crise de 1383-1385, e deu origem à dinastia de Avis, com D. João I como seu primeiro Rei.

D. João I que comandou a ala da retaguarda e cavaria das forças Portuguesas, e que deu a liderança máxima do exército ao seu Condestável D. Nuno Álvares Pereira, um jovem que se veio a revelar um dos maiores génios militares Portugueses.

Do outro lado uma força largamente superior estava encabeçada pelo Rei de Castela D. João, sendo um dos raros confrontos desta época em que ambos os Reis estavam presentes no embate.

As hostes de D. João I, portuguesas e independentistas, suplantaram as forças Castelhanas e unionistas que pretendiam a fusão de ambos os reinos sob uma mesma coroa.

Este triunfo contou com apoio para os Portugueses de auxiliares Britânicos, nomeadamente Ingleses e Galeses, e do lado Castelhano de Franceses, e vem na sequência de batalhas como Crecy e Poitiers onde forças menos numerosas e baseadas em infantaria conseguem suplantar forças de cavalaria pesada com recurso a tácticas inteligentes e escolha cuidada de terreno.

Personalidades chave deste evento

Ordenados por relevância no evento

D. Nuno Álvares Pereira

🎂
Líder das forças Portuguesas fieis a D. João I
Ler mais sobre D. Nuno Álvares Pereira.

D. João I

🎂
O Rei Aclamado pela população de Lisboa e pelas cortes, pela qual combatia a hoste comandada por D. Nuno
Ler mais sobre D. João I.

Outros eventos

A primeira votação de uma mulher em Portugal
Golpe de estado de 28 de Maio de 1926
Revolta da Vilafrancada
Convenção de Évora Monte