A primeira votação de uma mulher em Portugal

A primeira República Portuguesa trouxe mudanças em quem detinha o poder, mas na realidade poucas mudanças sobre os processos eleitorais. Mas ao serem reescritas as leis eleitorais a forma com que foi escrito quem poderia votar trouxe a algumas mulheres a esperança de poder exercer o direito de voto.

Na lei eleitora, vigente em 1911, dizia o seguinte sobre quem poderia votar:

Todos os portugueses maiores de vinte e um anos, à data de 1 de maio do ano corrente [1911], residentes em território nacional, compreendidos em qualquer das seguintes categorias:

1.º Os que souberem ler e escrever;
2.º Os que forem chefes de família;

Carolina Beatriz Ângelo sabia ler e escrever, sendo médica de profissão, e a primeira mulher portuguesa a efectuar uma cirurgia, era uma pessoa culta e moderna. E, em virtude da morte em 1910 de seu marido, e pai da sua filha, era também uma chefe de família.

Com isto em mente tentou efectuar o seu registo eleitoral, o caso chegou aos tribunais onde o Juiz João Baptista de Castro aceitou como válidos os argumentos de Carolina Beatriz Ângelo e esta recenseou-se.

A 28 de Maio de 1911 fazia-se história em Portugal, e Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar. Isto numa Europa onde apenas na Finlândia era permitido o direito de voto às mulheres. A história não foi simpática, no entanto, e nas eleições seguintes a lei já tinha sido alterada para expressar claramente que só poderiam votar homens. Mas também infelizmente nessa data já Carolina Beatriz Ângelo tinha falecido, com apenas 33 anos, a 3 de Outubro de 1911.

Personalidades chave deste evento

Ordenados por relevância no evento

Carolina Beatriz Ângelo

🎂
Aproveitando a forma como estava escrita a Lei Eleitoral Carolina Beatriz Ângelo conseguiu valer o seu direito ao voto.
Ler mais sobre Carolina Beatriz Ângelo.

Outros eventos

Batalha de Aljubarrota
Golpe de estado de 28 de Maio de 1926
Revolta da Vilafrancada
Convenção de Évora Monte