
Celebrado todos os anos a 2 de Novembro o Dia de Finados é provavelmente entre as festividades em Portugal a mais importante que não é feriado. Sendo que é das que mais movimenta as pessoas pelo país fora.
No Brasil no entanto esta celebração, sempre muito relevante para os Portugueses, nunca perdeu o estatuto oficial. Sendo ainda hoje o Dia de Finados feriado no Brasil.
Dia de Finados ou de Fieis Defundos?
Apesar da clara coincidência de datas com o Dia de Los Muertos Mexicano a tradição Portuguesa, e a Brasileira sua derivada, tem uma índole fortemente Católica.
Como tal, e muito ligado à celebração da morte e ressurreição Cristãs, este é o dia tradicionalmente ligado à lembrança dos entes queridos que já não estão entre nós.
O termo Fiéis Defuntos, ainda hoje em voga religiosamente, é muitas vezes substituído por Finados. Esta designação, apesar de mais antiga a nível linguístico, tem no entanto menor carga religiosa e como tal mais abrangente.
A Romaria “À Terra”
Um pouco por todo o país vê-se famílias a irem às suas terras natais no dia de Todos-os-Santos, 1 de Novembro. Mas para muitos, senão mesmo a maioria, a viagem tem o Dia de Finados como pano de fundo.
Tradicionalmente o Dia de Finados é dia de romaria ao Cemitério para visitar os entes queridos. No entanto a maior romaria acaba mesmo por ser no dia anterior.
Num espírito bem Português zelosos familiares vão a 1 de Novembro encher as campas dos seus de flores, e tratar que tudo esteja arranjado para o Dia de Finados.
A Vertente Comercial
Mesmo com a explosão comercial do Dia da Mãe e do Dia dos Namorados para as florista o Dia de Finados continua a ser um dia grande para este negócio.
A isso se junta o negócio das velas, dos santos, e mesmo nas semanas antes de todos aqueles que trabalham as lápides e outros ornamentos nos cemitérios.
A Ligação à nossa Saudade
Dizem que não existe tradução para a palavra Saudade, tão nossa. Como tal é fácil perceber o culto aos nossos familiares falecidos na nossa cultura.
A isso se junta a ligação fortíssima familiar dos povos latinos do sul da Europa. Em que as famílias alargadas sempre foram uma componente essencial da vida em sociedade.
A saudade e a importância da família para os Portugueses, e Brasileiros, tornam esta festa uma das mais importantes do nosso povo.
Ainda que uma festa silenciosa e mais ligada à reflexão que à grandes manifestações. Essas ficam apenas para as campas sempre arranjadas neste dia do ano.
Se ainda não seguem o Of Portugal no Facebook podem começar desde já (link). Obrigado.