3 de Maio – Efemérides Of Portugal

0
255

Eventos

1491 Nkuwu Nzinga, Rei do Congo, é baptizado por missionários portugueses, passando a tomar o nome de D. João I do Congo. Com esta medida torna o seu reino aliado dos Portugueses, e mantendo-o com o estatuto de Reino até 1914.

1911 – É criada, após fusão da Guarda Republicana de Lisboa e Porto, sucessoras das Guardas Municipais e da Guarda Real, a Guarda Nacional Republicana.

Nascimentos

1455 — D. João II de Portugal, cognominado de O Principe Perfeito, é na generalidade considerado um dos melhores governantes da história Portuguesa. Voltou a investir fortemente nos descobrimentos, depois de um abrandamento dos seus antecessores, e preparou todo o caminho para a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, do Brasil, além de fortalecer a economia e promovendo a centralização. Em termos de justiça foi implacável, especialmente para a nobreza e seus familiares.

1921 — General Vasco Gonçalves, militar e politico Português, foi primeiro ministro em quatro governos entre o 25 de Abril e o 25 de Novembro.  A célebre «Força, força, companheiro Vasco, nós seremos a muralha de aço!», de Carlos Alberto Moniz, é-lhe dedicada. Muito próximo do PCP e das suas políticas após o 25 de Novembro perdeu influência pública.

Falecimentos

1617 — Frei Aleixo de Meneses, um dos mais bem sucedidos Politicos e Religiosos Portugueses durante a Espanhola Dinastia Filipina. Foi Arcebispo de Goa e depois Governador da Índia. Regressado à Europa torna-se Arcebispo de Braga, na altura o mais importante cargo religioso da península e Primaz das Espanhas. Mais tarde chega mesmo ao cargo de Vice-Rei de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.