8 de Abril – Efemérides Of Portugal

0
297

Eventos

1640 – Sai de Lisboa uma esquadra que levará ao Brasil Jorge de Mascarenhas, 1º Conde de Castelo Novo e 1º marquês de Montalvão, que se tornará assim o Primeiro Vice-Rei do Brasil. Nomeado por Filipe IV de Espanha, III de Portugal, será no entanto imediata a sua adesão a D. João IV mal lhe chegam as notícias da Restauração da Independência.

Nascimentos

1320– D. Pedro I de Portugal, com os cognomes de O Cruel, e o Justiceiro, será provavelmente um conjunto dos dois. E o seu amor por D. Inês de Castro será sempre imortal.

1605 – D. Filipe III de Portugal, IV de Espanha. ficou com o cognome de O Grande de forma oficial, mas entre os Portugueses era O Opressor. A sua politica de centralismo Espanhol, em vez de União Ibérica entre Portugal e Espanha, foi provavelmente a causa maior da Restauração da Independência.

1969 – Dulce Pontes, cantora que atingiu o grande estrelato ao vencer o Festival da Canção de 1991 com Lusitana Paixão, e que construiu uma enorme carreira internacional, inclusive com muitas parecerias com Enio Morricone.

Falecimentos

1838 – Bernardo António de Figueiredo, Bispo do Algarve e Ministro da Justiça.

1893– João Rodrigues de Deus, 1º Visconde de São Gião, empresário e filantropo.

 1955 – Maria Veleda, pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim, uma das primeiras feministas Portuguesas, Jornalista, Tradutora, e Professora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.