Nascimentos

1848 – Silva Pinto, crítico literário, dramaturgo, ensaísta e romancista da chamada estética naturalista. Amigo pessoal de Cesário Verde, foi responsável pela publicação póstuma d’O Livro de Cesário Verde.

1849 – Alberto Pimentel, Romancista, Dramaturgo, Poeta, Politico e Tradutor, com enorme obra publicada, mas algo esquecido. Foi também o primeiro biografo de Camilo Castelo Branco.

1863 – Acácio de Paiva, Jornalista, Poeta e Dramaturgo, que colaborou entre outros com O Século, Diário de Notícias, O Mensageiro e Ilustração Portuguesa.

1909 – Soeiro Pereira Gomes, escritor Realista Socialista, e militante comunista. Foi devido a esta conjugação que se encontrou perseguido pelo Estado Novo, e que o faria falecer muito jovem por falta de cuidados de saúde na clandestinidade.

1946 – Ana Maria Magalhães, prolifera escritora Portuguesa muito celebrada pelos seus livros de aventura infanto-juvenil.

Falecimentos

1939 – José Júlio de Souza Pinto, pintor ligado à primeira vaga Naturalista Portuguesa.

1995 – António Lopes Ribeiro, cineasta com enorme obra feita, especialmente a cargo do regime do Estado Novo, o qual o apoiou e patrocinou levando a ser conhecido como o Cineasta do Regime.

1999 – Nuno Krus Abecasis, militante e dirigente do CDS, deputado, e Presidente da Câmara de Lisboa entre 1980 e 1989.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here