11 de Abril – Efemérides Of Portugal

0
211

Nascimentos

1357 – Nasce em Lisboa D. João I. Filho ilegítimo de D. Pedro I foi preparado para uma carreira militar como Grão Mestre da Ordem Militar de Avis. Com o risco da perda de independência após a morte do seu meio irmão D. Fernando ignorou por completo a hierarquia e com o apoio popular resolveu reclamar o trono de Portugal. Não só o conseguiu como ainda foi o Rei responsável pelo inicio da expansão ultramarina. Militar dotado soube delegar no entanto os seus exércitos a quem achou que seria ainda melhor comandante. E as qualidades apresentadas por todos os seus filhos também demonstram que soube ser um bom educador. Um dos maiores Portugueses de sempre.Ficou a história como “O de Boa Memória”, por ter sabido compensar quem esteve do seu lado durante a crise de 1383-85 onde ganhou o trono de Portugal.

1910 – Marechal António de Spínola, politico, militar e pensador Português, um dos primeiros militares a assumir que a Guerra Colonial deveria ser resolvida por via diplomática. Imperialista sempre pensou que seria possível transformar o Império Português numa Federação Portuguesa, democrática e com auto-determinação para cada um dos povos. Nenhum antigo império seguiu por esse caminho, o mais perto foi o Império Britânico com a Commonwealth, poderia ter acontecido connosco? Talvez, mas provavelmente seria tarde demais em 1974. Foi o primeiro Presidente da República pós Estado Novo.

Falecimentos

1607– Bento de Góis, explorador e missionário Jesuíta Português foi o primeiro Europeu a fazer a travessia terrestre entre a Índia e a China pela Ásia Central.

2002 – Armando Cortez, encenador, produtor, actor e incrível homem das artes português, tanto no palco como no pequeno e grande ecrã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.